top of page

Edição 3, Agosto de 2020

Em tempos de Covid-19, os grandes eventos internacionais ligados à área da saúde tiveram que se adaptar ao formato virtual. Isso também ocorreu com a 23ª edição da Conferência Internacional de Aids, promovida pela Internacional Aids Society (IAS), de 6 a 10 de julho de 2020, diretamente de São Francisco/EUA. 

 

O estudo ImPrEP esteve presente na Aids 2020, por meio da organização de um simpósio satélite, apresentações orais, pôsteres, além da participação no espaço comunitário Global Village e em sessões de diversos parceiros internacionais. Confira o que rolou nesta edição especial do Conexão ImPrEP.

degraderoxo_verm2.jpg

Aids 2020: ImPrEP presente

Aids2020.png

Aids 2020: objetivos além das pesquisas

 

As Conferências Internacionais de Aids, sejam elas presenciais ou virtuais, tornaram-se um ponto de encontro quase que obrigatório para pesquisadores, estudiosos e especialistas de todo o mundo na luta contra a epidemia de HIV. Em seus mais diversos espaços, é apresentado o que há de mais avançado em termos de pesquisas e tecnologias científicas, contando na atual edição com cerca de 600 sessões e atividades que alcançaram mais de 180 países. Leia mais.

fotoposteres.jpg
fotosimposio1.jpg

Simpósio ImPrEP: lições aprendidas

 

Mais uma vez, o ImPrEP teve como principal atração a organização de um simpósio satélite, que contou com a participação da pesquisadora principal, Valdiléa Veloso, e de diversos especialistas do estudo, bem como de outras organizações parceiras:

“Avançando na implementação da PrEP para HSH e mulheres trans na América Latina: lições aprendidas com o projeto ImPrEP”. Leia mais.

Além disso, a coordenadora clínica do ImPrEP, Brenda Hoagland, participou do simpósio organizado pela OMS “Ampliando o acesso à PrEP 2 + 1 + 1: experiências iniciais na implantação da event-driven PrEP em países de renda baixa e média”, com a apresentação do trabalho “PrEP eventual: novos desafios para a implementação na América Latina”. Leia mais.

LogoCor.png

Saiba mais sobre o ImPrEP

Apresentações orais ImPrEP

 

O ImPrEP levou à Aids 2020 a apresentação oral “Fatores associados à continuidade inicial em PrEP entre HSH jovens no Brasil, Peru e México: o estudo ImPrEP”, realizada pela pesquisadora principal do estudo, Valdiléa Veloso, na sessão “Próximos passos em PrEP”.


Houve, ainda, a participação especial da co-pesquisadora principal do ImPrEP, Beatriz Grinsztejn, na seção “HPTN 083: resultados preliminares: a eficácia da PrEP com cabotegravir injetável de ação prolongada em todas as regiões e populações-chave”.

Vídeo PrEP.png

Participações especiais e Global Village

 

A pesquisadora principal do ImPrEP, Valdiléa Veloso, também atuou como uma das moderadoras da sessão “Implementação da PrEP centrada em pessoas”, que apresentou estratégias bem-sucedidas e inovadoras para a implementação da profilaxia, a continuidade do uso da PrEP e a devida integração com os serviços existentes, especificamente em termos de planejamento familiar e clínicas que trabalham no campo das infecções sexualmente transmissíveis e saúde sexual e reprodutiva.

Além disso, o ImPrEP se fez presente no espaço comunitário Global Village, apresentando “Prepárate.pe: uma campanha de mídia social para apoiar a implementação da PrEP no Peru” (clique aqui para ver vídeos) e “Tecendo afetos: criando um círculo de resiliência e empatia na comunidade de mulheres trans por meio das oficinas de arte Transcrições”, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, ao qual o ImPrEP está vinculado, tendo sido conduzida pelas integrantes do instituto Laylla Monteiro e Bruna Grinsztejn. Leia mais.

bottom of page