top of page

Analisando o cenário de jovens gays HSH na América Latina 

sessaoplenariaCCok1.jpg

 O pesquisador principal do projeto ImPrEP no Peru, Carlos Cáceres, iniciou sua abordagem na sessão plenária situando os públicos de sua apresentação:jovens gays latino-americanos de 15 a 17 e de 18 a 24 anos, com a maioria das informações e dados da epidemiologia de HIV/IST oriundos da Pesquisa Latino-Americana sobre HSH na Internet (Lamis), com respostas on-line de mais de 65 mil respondentes de 18 países latino-americanos no início de 2018, da Pesquisa On-line ImPrEP, realizada como um componente formativo do estudo de demonstração do projeto no Brasil, México e Peru, com respostas de quase 20 mil HSH, dos relatórios do Unaids e dos dados de notificação de casos e vigilância comportamental do Brasil e do Peru.

 

 A seguir, abordou a questão do comportamento sexual, citando o estudo ImPrEP, que mostra que os jovens HSH relatam sexo anal sem preservativo e menos insertivo do que os HSH mais velhos. Depois, falou da conscientização sobre a PrEP entre os jovens HSH, que variou entre 61% no Brasil e 37% no Peru. O pesquisador também apresentou informes sobre as barreiras no acesso ao cuidado, as mudanças na sociedade dominante e na cultura gay, o impacto da internet na sexualidade, o debate polarizado sobre liberdade sexual, fazendo conexões, inclusive, do ponto de vista da saúde pública. Citou, ainda, experiências de intervenção entre jovens HSH na região, como o A hora é agora: autoteste do HIV, PrEP 15-19 e A voz dos adolescentes LGBT, conduzidos no Brasil, e Orgulho +, no Peru.

 

Entre as conclusões, a pesquisa destaca as barreiras legais e estruturais que os jovens HSH enfrentam para acessar os serviços de testagem e de saúde sexual e políticas de educação sexual geralmente insuficientes face às questões sexuais emergentes. Nesse sentido, indica ser fundamental reconhecer e celebrar as diferenças, ao mesmo tempo em que identificar e enfatizar semelhanças entre jovens HSH e jovens em geral.

 

Para conhecer os conteúdos dessa seção, acesse http://programme.ias2019.org/Programme/Session/1

bottom of page