top of page

Destaque AIDS 2024

IAS apresenta os resultados do PURPOSE 1: lenacapavir injetável semestral para prevenção do HIV

Sharon Lewin, ex-presidente da IAS e diretora do Instituto Peter Doherty para Infecção e Imunidade da Universidade de Melbourne, na Austrália, afirmou: “Esses dados confirmam que o lenacapavir semestral injetável para a prevenção do HIV é um avanço revolucionário com enorme potencial para a saúde pública. Se for aprovada e entregue de forma rápida, acessível e equitativa aos que dela necessitam ou que a desejam, essa ferramenta de ação prolongada poderá ajudar a acelerar o progresso global na prevenção do HIV. Todos temos uma dívida de gratidão para com as milhares de jovens da África do Sul e do Uganda que se voluntariaram para fazer parte desse estudo”.

lenacapavir2.jfif

Sobre o assunto, a atual presidente da IAS, Beatriz Grinsztejn, tem ressaltado que todos também aguardam ansiosamente os resultados do PURPOSE 2, que avalia o lenacapavir semestral como PrEP entre homens cisgêneros que fazem sexo com homens, homens trans, mulheres trans e indivíduos de gênero não binário que têm sexo com parceiros designados como homens ao nascer, com 16 anos ou mais.

O estudo acontece no Brasil (no INI/Fiocruz, entre outros centros), Argentina, México, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos. “Esses resultados poderão colaborar para a definição de estratégias de prevenção do HIV junto a essas populações jovens brasileiras tão atingidas pela epidemia”, afirma a nova presidente da IAS.


Saiba mais em http://imprep.org/2024/06/28/lenacapavir-da-gilead-administrado-duas-vezes-ao-ano-demonstrou-100-de-eficacia-e-superioridade-em-relacao-ao-truvada-diario-para-prevencao-do-hiv-2/

bottom of page