top of page

Beatriz Grinztejn toma posse como presidente da IAS

A posse ocorreu com a presença da antecessora de Beatriz, Sharon Lewin, que deu as boas-vindas à nova líder, além da diretora do INI, Valdiléa Veloso, do diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, de pesquisadores do Instituto que tiveram trabalhos aprovados na conferência, como também de figuras políticas, ativistas e estudiosos de todo o mundo.
 
A nova presidente da IAS assume o cargo reforçando a necessidade de diminuir as equidades sociais como forma de haver uma resposta global mais efetiva ao HIV. “Como lésbica da América Latina e diretora da primeira clínica de saúde para minorias sexuais e de gênero no Rio de Janeiro, testemunho em primeira mão todos os dias como ainda estamos falhando com as pessoas mais marginalizadas. No Brasil, novas aquisições de HIV estão aumentando entre jovens negros que fazem sexo com homens, ilustrando a violência estrutural relacionada ao gênero e o racismo que alimentam a epidemia”, comentou a nova presidente.

BGposse.jpg

Citando avanços científicos apresentados na AIDS 2024, ela também evocou uma implementação equitativa de medicamentos preventivos inovadores.“A promessa de injetáveis de ação prolongada destaca a necessidade de garantir acesso em todo o Sul global. Para que a prevenção funcione, precisamos garantir que todos, em todos os lugares, tenham acesso às últimas tecnologias.”

Para saber como foi o discurso de posse, clique aqui

bottom of page