top of page
foto26A.jpeg
foto26A.jpeg
foto26A.jpeg

Hamid Vega (pesquisador principal do ImPrEP no México): “Há um pouco de nostalgia e saudade pelo término do projeto, mas, por outro lado, sinto-me extremamente satisfeito com os resultados alcançados. O ImPrEP foi um divisor de águas na história do HIV/aids no México, por intermédio da oferta inicial da profilaxia pré-exposição (PrEP) para as populações mais vulneráveis”.

 

Carlos Cáceres (pesquisador principal do ImPrEP no Peru): “Foi uma honra participar de um estudo dessa importância. Tenho certeza que contribuímos para o grande desafio de promover a prevenção combinada do HIV por meio da PrEP no Peru. Avançamos e espero que os resultados inspirem outros países latino-americanos a avançar nas mais variadas dimensões da profilaxia”.

 

Beatriz Grinsztejn (pesquisadora principal do ImPrEP no Brasil): “O ImPrEP foi uma experiência diferenciada em termos de pesquisa entre os projetos de que já participei. Está, sem dúvida, entre as iniciativas mais importantes de HIV/aids na América Latina, com muitos resultados e intensa participação dos pesquisadores e das comunidades locais. Que os bons resultados sejam úteis para a ampliação da oferta da PrEP no Brasil e nos demais países latino-americanos”.

 

Heather Ingold (representante da Unitaid): “Foi uma jornada incrível. Fico impressionada com o que o estudo foi capaz de produzir em forma de conhecimento nos três países, com destaque para o envolvimento comunitário. Foi uma verdadeira lição em termos de PrEP no sentido da disseminação da profilaxia na América Latina. Aproveito para registrar a satisfação por todo esse processo ter sido conduzido por uma mulher, Valdiléa Veloso”.

 

Valdiléa Veloso (pesquisadora principal do ImPrEP) : “Quero agradecer a todos pelo talento e pelo comprometimento das equipes dos três países em tornar a PrEP uma realidade na América Latina. Ao lado de diversos setores das comunidades locais, protagonizamos uma geração coletiva de dados e conhecimentos. E isso só foi possível também pela participação e interesse dos jovens em pesquisa e pela parceria contínua, entre outros, da Unitaid, da Organização Mundial da Saúde e dos Ministérios de Saúde de Brasil, México e Peru. Esperamos poder continuar colaborando para a implementação e ampliação da PrEP em nossa região”.

bottom of page