top of page
foto15.jpg

Subestudo de autoteste do HIV

Entre os diversos subestudos conduzidos pelo ImPrEP, está o do autoteste do HIV, realizado no Brasil e no Peru, com dados preliminares apresentados na reunião pela pesquisadora da Universidade Peruana Cayetano Heredia, Kelika Konda. O principal objetivo foi avaliar se a distribuição de autotestes do HIV, além de aumentar a testagem e vinculação ao cuidado, incrementa a busca por prevenção combinada, incluindo a profilaxia pré-exposição (PrEP). 

 

Os participantes do ImPrEP foram convidados a serem multiplicadores no subestudo, com aceite por parte de 418 no Brasil e de 276 no Peru, os quais foram sorteados para receber cinco autotestes acompanhados de cinco cupons ou apenas cinco cupons. Os participantes foram instruídos a distribuir esses materiais para pessoas de sua rede social em risco para HIV, sendo que os cupons, em ambos os grupos, davam acesso preferencial a uma avaliação de risco e indicação da melhor opção de prevenção combinada nos serviços oferecidos pelos centros de estudo do ImPrEP. Todos os participantes que receberem autotestes foram treinados a respeito da forma como usá-los e o que fazer em caso de resultado positivo em algum indivíduo recrutado.

 

No Brasil, os participantes distribuíram mais de 700 autotestes + cupons ou 700 cupons, de acordo com o braço do estudo a que pertenciam. Já no Peru, foram cerca de 500 autotestes + cupons ou 480 cupons. A estratégia resultou no total de 135 indivíduos brasileiros recrutados e 177 peruanos, que receberam encaminhamento para uso de PrEP ou terapia antirretroviral, dependendo do caso, entre outros cuidados. 

 

Ainda em fase de conclusão, dados preliminares do subestudo sugerem que as pessoas que apenas receberam os cupons se sentiram estimuladas a procurar os centros de estudo ImPrEP para obterem cuidados, autotestes  e/ou informações relativos a HIV e infecções sexualmente transmissíveis, bem como apontam a possibilidade de que os indivíduos que, além do cupom receberam o autoteste e apresentaram resultado negativo, não sentiram necessidade de buscar as unidades de saúde para cuidados adicionais de saúde.

bottom of page