top of page
foto14.jpg

Enquetes entre médicos brasileiros e mexicanos

O co-pesquisador principal do ImPrEP no México, Hamid Vega, fez uma explanação sobre o subestudo do projeto realizado em forma de inquérito on-line com médicos prescritores de antirretrovirais (ARV) brasileiros e peruanos. O objetivo foi avaliar o conhecimento e as práticas sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, prevenção combinada e novas tecnologias biomédicas de prevenção, analisar a intenção de prescrever PrEP e PEP (profilaxia pós-exposição), assim como estudar a percepção de risco entre as populações mais vulneráveis à infecção pelo HIV. 

 

O subestudo reuniu apontamentos de 339 médicos do Brasil e de 133 do México, que demonstraram alto conhecimento sobre PrEP, PEP, preservativos e lubrificantes (média de 80%), além de conhecimento sobre as diretrizes nacionais sobre a profilaxia. No entanto, os brasileiros apresentaram maior conhecimento sobre novas tecnologias de PrEP (injetável de longa duração e sob demanda, por exemplo), autoteste do HIV, transmissão vertical, tratamentos preventivos e vacinação.

 

No Brasil, as principais preocupações apontadas pelos médicos estavam ligadas ao serviço público de saúde, como a consistência no acesso ao medicamento. Como barreira, destaque para a falta de profissionais para a prescrição da PrEP. No México, as preocupações diziam respeito a possíveis mudanças de comportamento de risco em relação ao HIV e consequentes casos de soroconversão; já entre as barreiras, o baixo conhecimento por parte dos usuários sobre a profilaxia. 

 

O subestudo ImPrEP trouxe conclusões interessantes, além do alto conhecimento dos médicos prescritores de ARV acerca de PrEP nos dois países. No Brasil, destaque para maior disposição em prescrever a profilaxia e maior percepção quanto à questão indetectável = intransmissível. No México, menor conhecimento acerca de outras medidas de prevenção ao HIV e menor experiência e especialização dos profissionais. O trabalho aponta a necessidade de incrementar e fortalecer a divulgação de informações confiáveis para os médicos brasileiros e mexicanos. 

bottom of page