top of page
foto13.jpg

Comunicação e divulgação científica do conhecimento sobre PrEP

O responsável pela comunicação do ImPrEP Brasil, Jacinto Corrêa, iniciou sua apresentação pontuando a nova estratégia desenhada em fevereiro de 2019 para a comunicação do ImPrEP no país. No âmbito da comunicação interna, destacou os boletins Informe On-line, voltado a manter as equipes do estudo informadas sobre eventos, reuniões e publicações, e Fique Ligado, criado para manter os voluntários do projeto a par dos subestudos ImPrEP e novidades acerca da PrEP e do universo HIV/aids. A seguir, centrou sua fala nas ações de comunicação externa.

 

Citou os boletins eletrônicos ImPrEP Em Rede, com notícias sobre estudos, pesquisas e parcerias do projeto no Brasil, e Conexão ImPrEP, dedicado a divulgar as ações conjuntas dos três países que integram o consórcio. Além disso, pontuou as ações de postagens e relacionamento nas mídias sociais, para 1.500 seguidores no Facebook e 1.800 no Instagram (dados de dezembro de 2021).

 

Destacou a campanha realizada junto a aplicativos de mensagens LGBTQIA+ e as mídias sociais do projeto, com média de 80 mil banners postados e cerca de 4 mil clicks no Grindr e média de 400 mil mensagens enviadas in box e 40 mil mensagens abertas no Hornet – no Facebook e Instagram, média de 35 mil pessoas alcançadas e 3.500 interações, entre dezembro de 2019 e maio de 2020. 

 

Comentou sobre campanha para estimular a adesão à PrEP por parte dos voluntários e para a captação de novos possíveis usuários da profilaxia, que resultou na distribuição de 82 mil fôlderes, 58 mil porta-camisinhas e 8.200 porta-comprimidos. Exibiu, ainda, vídeo realizado em parceria com o Ministério da Saúde, sobre o autoteste do HIV.


Jacinto finalizou sua explanação, dando ênfase à reorganização do site organizacional no sentido de se tornar um repositório de conhecimento sobre PrEP e HIV/aids, destacando o que considera uma das principais contribuições da comunicação: a publicação semanal de resumos de estudos, pesquisas, artigos e publicações sobre esses dois temas produzidos pelo ImPrEP e por outras instituições nacionais e internacionais. De 2018 a dezembro de 2021 já constam no site mais de 120 resumos.

bottom of page