top of page
foto7.jpg

Resultados gerais do estudo de demonstração ImPrEP

Na terceira apresentação do dia, a pesquisadora principal do ImPrEP, Valdiléa Veloso, discorreu sobre os resultados gerais do estudo de demonstração, ressaltando que os dados finais ainda estão em fase de conclusão. Destacou que o estudo contou com um total de 9.509 participantes do Brasil, Peru e México, sendo os brasileiros os que mais aderiram ao estudo, seguidos por mexicanos e peruanos.

 

Valdiléa observou como ponto positivo o fato de um número significativo de mulheres trans e profissionais do sexo terem se engajado no estudo, ainda que em quantidade inferior ao público gay e outros homens que fazem sexo com homens (HSH). A maioria dos participantes foi de não brancos, com 25 a 34 anos e maior nível de escolaridade.

 

Um número elevado de incluídos, nos três países, informou já ter feito uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV anteriormente à entrada no projeto. Os peruanos apresentaram o maior índice de descontinuidade no uso da profilaxia durante o estudo, enquanto os brasileiros foram os que menos desistiram, inclusive no longo prazo. Com relação aos fatores associados à descontinuidade, estão estigma, ser mulher trans, ser jovem e ter menor nível de escolaridade.

 

Outro dado destacado foi o alto número de pessoas que relataram praticar sexo anal receptivo sem preservativo, com maior índice entre os mexicanos. Valdiléa também mencionou o elevado número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre os participantes: clamídia, gonorreia e sífilis foram as mais diagnosticadas. Foi pontuado, ainda, um número preocupante de caso de sífilis no Brasil, enquanto no Peru e no México, a gonorreia foi a IST que mais chamou a atenção.

 

Valdiléa encerrou a apresentação afirmando que o ImPrEP teve como um dos seus grandes sucessos o fato de ter conseguido incluir populações mais vulneráveis ao HIV. Destacou, também, a importância da educação comunitária, prática que se mostrou extremamente eficaz para engajar novos participantes no projeto e incentivar a adesão à profilaxia.

bottom of page