.png)
Palavras iniciais: resultados, lições e parcerias
A abertura do simpósio-satélite “Implementação da PrEP de longa duração em cenários do mundo real – o projeto ImPrEP” coube à sua co-pesquisadora principal, Valdiléa Veloso, que informou que o desenho do evento se concentraria, principalmente, nos resultados já alcançados pelo projeto e nas lições aprendidas, em tópicos como escolha da modalidade de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, cobertura, troca e descontinuidade do medicamento, além de apresentar as condições de acesso e ampliação da PrEP injetável de longa duração.

Foto: Unitaid/Maximo Paquin
Valdiléa destacou a importância de estudos de implementação como o ImPrEP, por promoverem o acesso a novas tecnologias de proteção ao HIV, por meio da disponibilização do medicamento em serviços públicos de saúde. Ela lembrou que o projeto, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz/RJ, atualmente conta com o financiamento da Unitaid e com as importantes parcerias do Ministério da Saúde do Brasil e da ViiV Healthcare, sem as quais certamente não seria possível alcançar resultados tão expressivos.
A co-pesquisadora principal explicou que o ImPrEP CAB Brasil é um estudo de implementação da PrEP injetável de longa duração, baseada no cabotegravir (CAB-LA), com oferta do medicamento já na primeira visita, para jovens de minorias sexuais e de gênero de seis cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Manaus e Florianópolis). De acordo com Valdiléa, os resultados do estudo são positivos e apontam um caminho promissor em termos de implementação no “mundo real”, com o medicamento demonstrando ser altamente seguro e alcançando uma eficácia ainda mais alta do que a registrada pela PrEP oral diária.
Unitaid e Ministério da Saúde do Brasil

Em seguida, Philippe Duneton, diretor-executivo da Unitaid, exaltou o sucesso do projeto na implementação da PrEP e citou o sistema de saúde pública do país como um exemplo a ser seguido pelo mundo. Segundo ele, a parceria entre a Unitaid e o ImPrEP CAB Brasil pode ser considerada histórica, pois os resultados até agora obtidos comprovam o êxito do trabalho realizado pelos pesquisadores do projeto no sentido de desenvolver estratégias para o combate do HIV.
Foto: Unitaid/Maximo Paquin
O diretor-executivo destacou que a Unitaid se sente orgulhosa por contribuir com o financiamento para o desenvolvimento de ensaios clínicos e as iniciativas de implementação da PrEP oral diária e injetável de longa duração no mundo, em especial entre as populações mais vulneráveis. Philippe também ressaltou que aguarda ansiosamente pelos resultados de estudos envolvendo a PrEP injetável semestral, que traz consigo um enorme potencial para representar um marco fundamental na luta pela erradicação do HIV.
Ao encerrar sua participação, classificou o ImPrEP CAB Brasil como o maior programa de implementação e universalização da profilaxia do mundo e reafirmou o compromisso da Unitaid com o combate à epidemia do HIV.
Em suas considerações iniciais, Arthur Kalichman, coordenador-geral do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde do Brasil, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Fiocruz para a saúde da população brasileira e louvou os pesquisadores do ImPrEP CAB Brasil pelos bem-sucedidos estudos envolvendo a implementação da PrEP oral diária e da PrEP injetável de longa duração no país.

Foto: Unitaid/Maximo Paquin
Afirmou ser muito importante para o Ministério da Saúde estar junto com a Fiocruz desde antes do início do projeto e que o ImPrEP CAB Brasil, hoje, é uma referência mundial de como implementar, com sucesso, uma política de saúde pública voltada, principalmente, aos públicos mais vulneráveis.
Arthur classificou a PrEP injetável semestral como uma estratégia de proteção capaz de representar impacto sem precedentes na prevenção à infecção pelo HIV no país e finalizou lembrando que a próxima edição da Conferência Internacional de Aids, organizada pela IAS, se realizará em julho de 2026 no Rio de Janeiro.