Os avanços do ImPrEP em 2019
Brasil
Alcançando os jovens onde eles estão: criando demanda e fornecendo serviços de PrEP
Esse simpósio, organizado pelo projeto brasileiro PrEP 15-19 e pela University of Witwatersrand, da África do Sul, contou com a participação de Inês Dourado, coordenadora do projeto brasileiro, que focou nas inovações digitais como suporte e ligação dos jovens a serviços, em especial por intermédio da inteligência artificial e ferramentas on-line.
Ao iniciar sua exposição, ela falou sobre o PrEP 15-19, voltado a adolescentes de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte, mencionado os seis componentes do projeto: pesquisa formativa, estratégias para recrutamento e adesão à prevenção combinada contra o HIV, estratégia de prevenção combinada para adolescentes com risco substancial de HIV que não optam pela PrEP, avaliação do autoteste para HIV, estudo de demonstração da eficácia da PrEP e estimativa da incidência do HIV a partir de dados de prevalência.
Em seguida, apresentou Amanda Selfie, primeira personagem na América Latina baseada em inteligência artificial para falar com adolescentes sobre PrEP. Na verdade, um chatbot programado capaz de responder de forma imediata, 24 horas por dia, às preocupações dos participantes do estudo que a acessarem via Facebook ou Messenger.
A personagem, adotando a linguagem típica das populações-alvo, responde a perguntas gerais sobre questões sexuais, identidade de gênero, prevenção de HIV/IST e PrEP, abarcando os componentes de atuação propostos pelo programa, bem como identifica adolescentes com risco aumentado de infecção por HIV, indica clínicas PrEP15-19 e casas e locais LGBT de acolhimento. Inês finalizou informando que Amanda Selfie está ligada ao SISPREP1519, sistema de dados online desenvolvido como uma plataforma para monitorar os dados e informações coletadas pelo estudo. Importante citar, ainda, a apresentação, no simpósio, de resultados de pesquisa formativa feita por Laio Magno Santos de Souza, doutor em Sáude Pública pela Universidade Federal da Bahia.
Para conhecer o conteúdo desse simpósio, acesse http://programme.ias2019.org/programme/session/132